sexta-feira, 3 de maio de 2013

Negócios e Publicidade Gestão Estrategica

Introdução

Embora muita gente tem alguma noção sobre o que seja administração estratégica,neste trabalho analisaremos mais profundamente essa materia.Além de fazermos um estudo de caso sobre a casas Bahia e por fim um exercício vivencial no qual iremos examinar as estratégias de uma determinada empresa para alcançar seus objetivos.

Parte 1


1;1. O que se entende por Administração Estratégica? Em que essa definição implica ou sugere?


R: Administração estratégica é um conjunto de orientações, decisões e ações estratégicas que determinam o desempenho superior de uma empresa a longo prazo. Também é uma administração que, de forma estruturada, sistêmica ou intuitiva, consolida um conjunto de princípios normas e funções para alavancar harmonicamente o processo de planejamento da situação futura desejada da empresa como um todo e seu posterior controle dos fatores ambientais, bem como a organização e direção dos recursos empresariais de forma otimizada com a realidade ambiental e com a maximização das relações pessoais.É um processo continuo e interativo que visa manter uma organização como um conjunto apropriadamente integrado a seu ambiente.

Seu grande foco é a estruturação da organização com o objetivo de instalar as condições exigidas no esforço de um planejamento estratégico que promoverá a organização à níveis de maior competitividade e conseqüente vantagem no mercado de inserção. Começando com as premissas básicas (negócio, missão, visão,objetivos permanentes), diretrizes, políticas, análise do ambiente externo (oportunidades, fraquezas, concorrência...), do ambiente interno (forças, fraquezas), enfim todas as variáveis relevantes para a formulação do plano estratégico.

1;2. Descreva,resumidamente,o processo de administração estratégica.


R: Resumidamente poderíamos conceituá-la com sendo a administração voltada a fortalecer as competências da organização com vistas a obtenção da vantagem competitiva ante à concorrência, as etapas básicas do processo são:

• Análise profunda dos ambientes internos e externos,isto é monitorar o ambiente organizacional para identificar os riscos e as oportunidades presentes e futuras.
• Estabelecimento de uma diretriz organizacional,isto é a missão e os objetivos das organizações.
• Formulação da estratégia (planejamento estratégico a longo prazo),isto é projetar e selecionar estratégicas que levem a realização dos objetivos organizacionais.
• Implementação da estratégia,esta coloca em ação as estratégias desenvolvidas logicamente.
• Avaliação e controle é a monitoração e avaliação do processo de administração estratégica no sentindo de melhorar-la e assegurar as funções adequadas.

1;3. Escolha cinco benefícios potenciais da administração estratégica e transcreva-os em seguida justifique a sua escolha.


R: Os benefícios são:Apontar os problemas que podem surgir antes que eles ocorram,com isso as empresas podem impedir que alguns problemas casuaisocorram,tendo assim menos problemas.Chama a atenção da organização para as mudanças e permite ações em respostas a elas,podendo prevenir a empresa contra as mudanças de ambiente,de concorrentes, preços e etc. Encoraja o pensamento positivo por parte do pessoal,influenciar com que novos pensamentos com novas idéias venham a tona para poder assim melhorar a empresa,ampliá-la.Ajudar os administradores a ser mais comprometidos com a organização,assim trabalhando melhor na empresa,com mais vontade decorrente das oportunidades,e resultados dos trabalhos.Cria uma estrutura para a comunicação interna entre as pessoas,dentro da organização para assim maior desenvolvimento de habilidade,e desempenho da organização. Essas e mais inúmeras vantagens traz o Planejamento Estratégico, porque desse jeito a diretoria e o gerenciamento da empresa lidera com mais responsabilidade e maior controle de seus funcionários e ao mesmo tempo os próprios funcionários se sentem mais motivados a trabalhar e mais seguros e informados sobre seus cargos. Só que o mais importante de todo esse conjunto é o entrosamento da empresa, tendo mais produtividade e claro lucro.


1;4. Quais são as principais variáveis ambientais que devem ser monitoradas pela administração estratégica.Explique e exemplifique.


R:


1;5. Explique cada uma das estratégias genéricas de M.Porter e exemplifique cada uma delas.


R: Porter (1980, 1985) propôs uma tipologia composta por três estratégiasgenéricas: liderança no custo total; diferenciação e enfoque.


O ponto central da estratégia de liderança no custo total é a empresa fazer com que seu custo total seja menor do que o de seus concorrentes. O custo mais baixo funciona como mecanismo de defesa da empresa contra a rivalidade de seus concorrentes, especialmente no tocante à guerra de preços. Quando pressionada por fornecedores poderosos, a empresa de custo mais baixo terá mais fôlego para continuar na indústria do que seus concorrentes, que também estão sujeitos à pressão desses fornecedores. Porter entende que somente pode existir um líder em custo numa indústria, de contrário, a batalha por parcela de mercado entre várias empresas que aspiram à liderança em custo levaria a uma guerra de preços que seria desastrosa para a estrutura de longo prazo da indústria.


A estratégia de diferenciação pressupõe que a empresa ofereça, no âmbito de toda a indústria, um produto que seja considerado único pelos clientes, ou seja, cujas características o distingam daqueles oferecidos pela concorrência. Considerando-se que a diferenciação pode permitir à empresa cobrar um preço prêmio, e desde que este preço prêmio cubra os eventuais custos adicionais em que a empresa incorre para diferenciar seu produto, a empresa possuirá uma margem maior que a de seus concorrentes, o que a tornará menos vulnerável do que estes em relação às pressões do ambiente. Embora argumentando que não pode existir mais do que umalíder em custo, Porter afirma que pode haver várias empresas perseguindo e obtendo sucesso com uma estratégia de diferenciação, desde que cada uma delas se especialize em características ou atributos distintos dos das demais, e que haja um número suficiente grande de clientes que valorizem distintamente cada um destes atributos e características. São exemplos: diferenciação no produto (atributos específicos, qualidade) e diferenciação por marketing (propaganda, nível de serviço).


A estratégia de enfoque se baseia no fato de que a empresa será capaz de atender melhor ao seu alvo estratégico do que aqueles concorrentes que buscam atender a toda à indústria (ou a um grande número de segmentos da indústria). O alvo, ou escopo estratégico deve ser suficientemente estreito, de forma a permitir que a empresa o atenda mais eficientemente ou mais eficazmente, e pode ser definido sob diversas dimensões: tipo de clientes, linha de produtos, variedade do canal de distribuição, área geográfica. O alvo estreito pode ser atendido através de uma posição de custo mais baixo ou de uma posição de diferenciação, mesmo que a empresa não seja capaz de manter uma destas posições em relação à indústria como um todo.


Parte 2: Estudo do Caso: Casas Bahia


2. DESENVOLVIMENTO


2.1 Qual é o negócio das Casas Bahia ( não se esqueça, negócio é o que se faz com o empreendimento).


R: O negócio das Casas Bahia é a política de concessão de credito para realização de sonhos.


Qual era o problema das Casas Bahia?


R: O problema inical que a empresa enfrentou foi o capital para abertura de suas lojas e questão logística seu grande problema inicial.


2.3 Esboce uma missão clara e completa para as Casas Bahia (relacionar os principais elementos considerados).


R: Oferecer produtos de qualidade, com alta tecnologia, com preços acessíveis.


2.4 Descrever ou relacionar, no mínimo dez estratégias, devidamente agrupadas pór cenário legal, cultural, econômico, tecnológico e político que podem afetar essas estratégias e como uma estratégia pode influenciar a outra.


R:


2.5 Esboce dois objetivos de curto e dois de longo prazo, que reflitam a missão esboçada.


R: A Curto Prazo: Em épocas natalinas o objetivo é abrir uma megaloja com 24 horas diárias de funcionamento para obter um faturamento de um milhão de reais diários.

Entrega das mercadorias em no maximo 48 horas.
A longo Prazo: Fidelização de 80% dos clientes que efetuarem compra parcelado efetuada pelo carne da loja.
Expandir as lojas das Casas Bahia para todas as cidades do Brasil se tornando assim a primeira loja varejista do Brasil com presença em todo território nacional.

6. Descrever, pelo menos cinco vantegens competitivas.


R: Investimento em abertura de novos pontos , refinanciamento de credito com capital próprio tornando-a competitiva no mercado, promoções semanais e quinzenais, sistema de cobrança, parceira com o Banco Popular.


7. Amissão elaborada reflete o ambiente organizacional de maneira apropriada? Explique.


R: Sim , pois o publico alvo das Casas Bahia são as classes C e D , com isso a empresa é totalmente adequada , climatizada e todo seus colaboradores treinados para atendimento especial voltado para esse tipo de publico com uma linguagem mais simples clara e objetiva , mas sempre trabalhando com produtos de primeira linha e tecnologia avançada , com o principal diferencial das demais empresas a sua facilidade no financiamento sem a menor burocracia.


2.8 Descrever cinco tendências externas que podem afetar a empresa ( deixar claro se é positiva ou negativamente).

R: Negativa: Inflação , crescimento de concorrentes , crises políticas mundiais .
Positiva: Fortalecimento da moeda, incentivos financeiros de créditos efetuados pelo governo ,
2.9 Descrever cinco tendências internas que podem afetar a empresa ( deixar claro se é positiva ou negativamente).

R: Positivo: Distribuição dos produtos, fabricação própria dos produtos, parcerias com bancos populares.
Negativo: Altos níveis de rotatividade de funcionários, insatisfação salarial dos colaboradores.

2.10 Os objetivos organizacionais, esboçados pelo grupo, estão organizados em hierarquia de forma apropriada? Explique.

R: Sim , eles possuem o objetivo claro, por meio de uma abordagem única no atendimento ao consumidor, respeitando sempre a hierarquia da organização.

2.11 Chamado triangulo estratégicoficou claro neste caso ( Casas Bahia )? Explique seus principais aspectos tratados neste caso. ( analise cada vértice do triangulo ).

R: Sim, pois a empresa possui um propósito em questão da missão, visão e abrangência, a , empresa analisa o ambiente externo em questão de clientes, fornecedores demanda e etc., analisa também a capacitação em questão de gerencia, capacitações e etc.

2.12 Os elementos explicitados na missão são compatíveis com as estratégias encontradas e relacionadas por você ( grupo ) ? Fundamente suas colocações para dar sustentação a sua resposta.

R: Sim , as Casas Bahia possui uma missão de realizar sonhos e atender necessidades , com isso ela precisar ter estratégia bem elaboradas , uma delas seria a concessão de credito facilidade que é o que a empresa já realiza, é elaborada também estratégia e promoções chamando a atenção dos consumidores.

Parte 3 Exercicio Vivencial

Artigo: Revista VOCÊ S/A (MERCADO/TECNOLOGIA)

3.1 A empresa identificou claramente em que negocio esta. Se identificou qual é o negocio e como ela se diferencia de seus concorrentes ? Explique.

R: A EMS empresa que atua no ramo Farmacêutico, produz remédios para serem vendidos. A Farmacêutica se diferencia dos concorrentes utilizando novas tecnologias. Uma delas é o uso do IPAD, que possibilita aos seus vendedores maiores informações para auxiliá-los, nas vendas e no lançamento de um novo produto.

3.2 Quais são os pressupostos básicos sobreo futuro que deram forma a nova estratégia da empresa.
R: – Os pressupostos básicos para que a EMS adotasse o IPAD como nova estratégia, foram, que essa ferramenta possibilita grande vantagem para seus vendedores que podem passar em tempo real para seus clientes, informações sobre novos produtos. E com isso a empresa estima que vai economizar 4,2 milhões de reais por ano e deixará de utilizar cerca de 50 toneladas de papel.
3.3 Quais foram as potencialidades e fraquezas da empresa que influenciaram a seleção da nova estratégia?

R: A empresa já é referencia mundial na produção de remédios, a mais de 45 anos no mercado, e sempre investe em novas tecnologias, infra-estrutura e pesquisas. Um dos pontos fracos que a empresa detectou para a seleção da nova estratégia , foi que no processo de divulgação de um produto recém-lançado gastava-se ate 20 dias. E com o Tablet eliminaria os 20 dias gastos na divulgação.

3.4 Quais objetivos específicos que a empresa estabeleceu em conjunto com a nova estratégia?

R: A empresa estabeleceu que o Tablet veio para ser uma nova mídia, que, alem de substituir o papel, e reduzir os gastos, deve se tornar uma ferramenta essencial para o auxilio dos colaboradores que podem fazer o atendimento imediato a quem precisa de dados urgentes sobre determinado medicamento.

Referencias Bibliográficas :

Livro: Bibliografia:Livro administração estratégica de Samuel certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário